Conectado como:
filler@godaddy.com
Conectado como:
filler@godaddy.com
A Educação Socioambiental é uma proposta curricular interdisciplinar, que combina conteúdos da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS); da Educação para os Direitos Humanos (EDH) e da Educação para a Cidadania Global (ECG), a ser aplicado ao longo da Educação básica brasileira de forma transversal e articulada a habilidades dos componentes curriculares definidas pela BNCC.
Para implementar a Educacão Socioambiental no Brasil o Instituto E.V.A. oferece aos professores formação profissional continuada (ODS 04 - Meta 4.c) em formato híbrido; conteúdos localizados, e ferramentas para o desenvolvimento de atividades didático-pedagógicas transformadoras de comunidades e territórios (ODS 04 - Meta 4.7).
A pesquisa-ação é um tipo de pesquisa social que é concebida e realizada em estreita associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo e no qual os pesquisadores e os participantes representativos da situação da realidade a ser investigada estão envolvidos de modo cooperativo e participativo (Thiollent, 1985 apud Baldissera, "Pesquisa-ação: uma metodologia do "conhecer" e "agir" coletivo". Sociedade em debate, 2001: 6).
Cognição: Acessar saberes que possibilitem o conhecimento da realidade; exercitar criatividade e novas formas de participação; construir conhecimento em grupos e tornar-se sujeito/agente de sua transformação/libertação (Baldissera, "Pesquisa-ação: uma metodologia do "conhecer" e "agir" coletivo". Sociedade em debate, 2001: 7).
Pesquisa ou investigação: Um procedimento reflexivo, sistemático, controlado e crítico que tem por finalidade estudar algum aspecto da realidade com o objetivo de ação prática (Baldissera, "Pesquisa-ação: uma metodologia do "conhecer" e "agir" coletivo". Sociedade em debate, 2001: 8).
Ação: A forma de realizar o estudo já é um modo de intervenção e que o propósito da pesquisa está orientado para a ação, sendo esta por sua vez fonte de conhecimento.
Participação: Uma atividade em cujo processo estão envolvidos os pesquisadores como os destinatários do projeto, que não são considerados objetos de pesquisa, mas sujeitos ativos que contribuem no conhecer e no transformar a realidade em que estão inseridos (Baldissera, "Pesquisa-ação: uma metodologia do "conhecer" e "agir" coletivo". Sociedade em debate, 2001: 8).
Começamos por entender que não havia mais como ignorar as desigualdades na Educação básica brasileira, nem como não se preocupar com o Educação no campo do país, pois é ali que as questões socioambientais se apresentam das formas mais dramáticas.
Em seguida nos perguntamos: Quem são os professores do campo; o que eles nos ensinam sobre as escolas rurais brasileiras e como se organizam para enfrentar os desafios que se apresentam no cotidiano das suas salas de aula?
Entre outubro e dezembro contamos com o apoio de 45 especialistas de distintas áreas profissionais e de conhecimento para compreender suas percepções sobre o alcance e os limites de um produto central que desenvolvemos para implementar a Educação Socioambiental: o módulo de conteúdo localizado.
Em março de 2023 começamos a pilotar o modelo de Educação Socioambiental desenvolvido pelo Instituto E.V.A. no Colégio Estadual de Araras, Petrópolis, RJ, através do "Projeto EVA em Araras". Ao final daquele ano escolar, a Professora de Sociologia, Liana Marçal Tórtora, organizou uma avaliação do programa registrando depoimentos dos estudantes, professores e gestores escolares que participaram do Projeto.
Copyright © 2020 Educadores - Valores - Aprendizados – Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por GoDaddy Criador de Sites